Os que estão atentos em cada hashtag relacionada ao CrossFit nas mídias sociais sabem que no último fim de semana começaram os Regionais, segunda fase do CrossFit Games. Outro tópico em alta é a ausência de barras nos eventos, fato que gerou críticas e comentários raivosos aos diretores da competição. O “mimimi” é quase que generalizado, e a choradeira é pela volta dos movimentos com barra. “Como assim não farei ao menos um snatch”, dizem os chorões mais condicionados do planeta.
Dave Castro, o diretor do CrossFit Games e a mente criativa por trás dos eventos, foi muito inteligente ao perceber que a modalidade estava seguindo um caminho errado. A verdadeira essência do CrossFit estava sendo sufocada pela busca obsessiva de PR’s de Clean e Snatch. Antigamente, crossfiters eram conhecidos por fazer pull ups em árvores, correr carregando objetos estranhos, fazer burpees na garagem de casa, ou fazer um Clean com a pedra mais pesada do jardim. Hoje, crossfiters são conhecidos como Levantadores de Peso apenas. O CONSTANTEMENTE VARIADO deu lugar ao “CLEAN E SNATCH VARIADO”, ou seja, num dia clean no outro snatch, num dia power clean no outro power snatch. Houve um tempo em que o tempo do “Fran” ou “Helen” era mais importante do que o 1RM de snatch, mas agora, os tempos são outros, a primeira pergunta que um crossfiter faz para o outro é: “Qual o seu PR de Snatch? ” Como se isso fosse o único indicativo de condicionamento físico de um atleta.

A pirâmide de hierarquia do CrossFit fora corrompida, ou, para dizer o mínimo, mal interpretada. Na base, NUTRIÇÃO deu lugar a suplementos, ou seja, tudo bem eu ter uma overdose de açúcar todos os dias contanto que eu tome meu shake de whey após o treino. CONDICIONAMENTO METABÓLICO (segunda prioridade da pirâmide) agora é “barbell cycling”, clean e snatch, e é claro, tudo isso com muito volume. Praticar esportes e testar seu fitness fora da academia estava no topo da pirâmide, mas parece que agora, o esporte preferido da maioria dos atletas é o Instagram, ou melhor, postar o snatch de todos ângulos possíveis no Instagram.
Até parece que eu tenho raiva do snatch (na verdade tenho, é minha maior fraqueza), mas o que me incomoda não é o snatch ou o clean, e sim o fato de a maioria dos atletas acharem que a essência do CrossFit é o LPO. Também não vejo nada de mais você dedicar um tempo extra ao LPO se essa for uma de suas fraquezas, desde que você não esqueça o que realmente importa no CrossFit: Aumentar a capacidade de realizar trabalho EM TODAS AS VIAS ENERGÉTICAS E PADRÕES DE MOVIMENTOS POSSÍVEIS.

E para isso você não precisa de uma barra e uma plataforma de LPO. Crossfiters improvisam, usam correntes, cordas, sacos de areia e troncos de árvores. Na verdade, o que você irá utilizar como ferramenta para melhorar seu fitness pouco importa, contanto que você tenha sempre em mente a verdadeira pirâmide de prioridades do CrossFit. Nosso esporte nos prepara para o imprevisível e desconhecido e não para disputar as próximas olimpíadas no LPO, mas é claro que um PR de snatch será sempre bem vindo!
Tony Geremias
Head Coach
WOD 25/05
SKILLS
Clean
WEIHTLIFTING
EMOM 15'
1 Power clean (find a heavy load)
METCON
AMRAP 9'
3 C2B
3 Burpees box jumps over
6
6
9
9
...
Bom treino!
Tony
